Prólogo

No alto dos meus sete anos, em plena rivalidade Ayrton Senna x Alain Prost no ano de 1989, eu estudava em um colégio no Jardim Prudência (São Paulo, SP) e provavelmente era a única criança da sala que tinha coleção de revistas Quatro Rodas em casa. Como toda criança de sete anos, eu era bem animado, e vivia fazendo planos com o Ricardo, meu coleguinha de sala.

- … então, vamos pedir para nossos pais comprarem dois karts e vamos disputar o Paulista de Kart! Nós vamos fazer uma equipe, Ricardo!

Obviamente que meu pai, apesar de ser frequentador de Interlagos nos anos 70 e não perder corrida na televisão até hoje, não tinha dinheiro sobrando para gastar com o sonho do pimpolho.

Minha paixão pelo esporte a motor só aumentava. Mesmo a morte do Ayrton Senna não mudou nada, eu continuava acompanhando o que eu pudesse pela mídia escrita ou pela televisão. Com a chegada da Internet comercial… só facilitou minha vida!

No ano de 2000, minha mãe comentava com meu vizinho de Vila Inglesa o quanto sou louco por automobilismo. E ele, comissário de pista até hoje, me mostrou álbuns e álbuns de todas as corridas em Interlagos às quais ele participou na sinalização da pista. Não demorou muito e lá estava eu fazendo a mesma coisa, e continuei fazendo por quatorze anos.

Um ano depois conheci o primeiro campeonato de automobilismo virtual que participei, o Fórmula GP2. A proposta era interessantíssima, tentar recriar (apesar das limitações de software) todas as temporadas da Fórmula 1 de 1950 até aqueles dias, por intermédio de envio de hotlaps (o Grand Prix 2 do Geoff Crammond só aceitava conexões telefônicas para multiplayer). Usando o teclado do meu Pentium MMX 233 com escassos 32 MB de RAM, consegui a façanha de uma vitória! Até hoje meus amigos brincam que eu fui o único japonês (ou descendente de japoneses) a conquistar algo no automobilismo antes da Fórmula 3 inglesa pelo Takuma Sato.

Nesse meio tempo troquei de faculdade, casei e continuei indo a Interlagos. Lá tive o prazer de conhecer lendas do automobilismo nacional como Jan Balder, Edgard Mello Filho, Marinho Camargo, Miguel Crispim, Luiz Pereira Bueno, Bird Clemente, Pedro Victor Delamare e pilotos que eu vi correr quando criança, como Raul Boesel, Chico Serra, Djalma Fogaça, Maria Cristina Rosito e Suzane Carvalho.

Só que em 2014 fui chamado para assumir o cargo de analista de TI na Câmara Municipal de Porto Feliz, depois ser aprovado no concurso realizado em 2012. Peguei esposa, filho, cachorrinhas e tralhas e vim para cá.

Com a qualidade de vida que ganhei aqui, me dei um presente; um volante com pedais e câmbio sequencial. E procurando campeonatos de automobilismo virtual, achei a Hattrick Racing no F1BC, que me convidaram a fazer parte do plantel deles. E é aqui que este blog começa…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saudades do que não vivi

Eu sou campeão, é isso mesmo?

Nem todo oval é oval!